sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

De novo a oratória

De novo a Oratória.

Engraçado, não esperava a reação no post sobre os sites de "avaliação" sobre os cursos de oratória. Meus leitores fieis (valeu mãe) pouco comentaram, mas recebi alguns posts de professores de oratória, e um do próprio Polito. Poucos alunos, e ninguém dizendo que fez um curso pilantra, nem com eles, nem com outros... (será que após esse comentário, milagrosamente eles surgirão?)
Nada do Sr. Iran, mas presumo que entre os diversos anonimos, possa haver algum dele.

Pense comigo: Se vou ler a crítica de um restaurante falando mal pacas da comida, depois descubro que quem escreveu era o dono da lanchonete ao lado... devo desconfiar do restaurante ou da crítica?

O meu ponto é simples. Se é para avaliar um livro, um curso, um restaurante, um médico, é importante ISENÇÃO. Se o professor Iran M. Necho, se preocupa em criar dois sites para denunciar cursos pilantras (que certamente existem), mas não comenta que os sites são dele, e sim finge que é de uma entidade autonoma, ou de um aluno insatisfeito, carece obviamente de isenção para avaliar os outros.

Voltei ao endereço: cursosdeoratoria.com.br ele continua no ar, mas após a denuncia, não se passa mais por um site criado por um aluno "enganado". Não, agora ele reune histórias de alunos enganados, mas basta uma rápida observação para chegar que as denuncias são fraudadas... como posso afirmar isso?

1 - Bem, o autor do site diz, conte sua história que teremos prazer em denunciar. Essa deveria ser a fonte das denuncias publicadas, mas ele esqueceu de colocar o famoso "fale conosco"... então não há como enviar as histórias para eles. Uê, mas de onde vem as denuncias então?

2 - Nenhuma das denuncias cita o nome dos cursos, apenas fala em cursos baratos ou cursos picaretas... criando medo, mas sem ser claro.. O sr. Márcio Pitangueira podia muito bem ter dado nome aos bois... mas pq não o fez? Além disso, é comico que os denunciantes chamem Marcio Pitangueira, Marcio dos Santos e João Santana... faltou criatividade?

Agora, um mérito temos que dar ao autor do site (Necho), ele recomenda atenção na procura de um curso, e lista aspectos a serem observados. Não se deve concordar sem questionar, com tudo o que está escrito, mas algumas de suas ressalvas são valiosas. Por exemplo: "Cuidado com cursos muito baratos". Ou ainda: "Verifique a formação do professor".

Bem, é isso.

5 comentários:

Anônimo disse...

Estive checando o tal do site, mas acontece que existe sim um e-mail (bem no inicio da pagina), para denuncias de cursos ruins...

Acho que vc não prestou atenção direito.

Agora, eu li todo seu blog, e não bate nada o que vc fala com o conteudo do tal site.

Pelo que vi é um site de denuncias contra cursos barateiros, e, na minha opiniao pessoal, nao ha qualquer problema nisso.

Anônimo disse...

Só agora parei para ler as dicas de como achar um bom curso do tal site.

Sinceramente, independetemente do formato do site, acho que ele presta sim um bom serviço à comunidade.

Dicas como "cursos barateiros" e "professores sem formação" não são tendenciosas e servem como um bom guia (nao soh pra oratoria).

Andre G. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andre G. disse...

Ora, após a minha acusação "surgiu" um email para as denuncias... pena que no cache do google ainda se pode ver a versão original, sem o link... Claro que daqui a um tempo isso vai sumir, então outro "anonimo" virá aqui dizer que as minhas afirmações estão erradas....

Jeffmart disse...

Olá André!

Eu estava procurando uma alternativa mais econômica de curso de oratória para indicar a um cliente, quando me deparei com seus dois "posts" falando da atitude no mínimo duvidosa de alguns "oradores famosos"... Resolvi sair da condição de desinteressado espectador para deixar-lhe um parabéns e uma mensagem de apoio!

Impressionante como, em se tratando de fazer marketing pessoal, tem gente que acha que vale tudo.

Até o site "geniosbrasileiros.com", com categoria exclusiva "oratoria" (é a principal, com uma ou duas outras biografias prá despistar) a turma produziu. É zombar da inteligência do internauta. E pior é que talvez funcione com boa parte dos incautos.

Vai parecer propaganda, mas juro que não é. Eu pessoalmente não o conheco e nunca fiz um curso dele. Mas vou recomendar ao meu cliente que economize e faça mesmo o do Polito. Ao menos, foi o único que a mim pareceu ético.

De qualquer forma, parabéns pelo achado. E não se 'apoquente' com "anônimos" rsrsrsrs. Acho que não fui apenas eu que percebi donde brota o anonimato, não??? rsrsrsrsrs

Abraço!